segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Indígenas de Santa Rosa.

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Purus, vem através da Assessoria de Planejamento, dizer em resposta ao divulgado pelo Vive- Prefeito Hilário Augusto Kaxinawá, Na Contil Net que, a Administração Pública tem um grande compromisso com toda a comunidade indígena e que vem fazendo sempre o pode para atender bem os índios. Em Santa Rosa não tem ônibus Escolar para o transporte na Zona Rural, até porque não temos estradas. O transporte único na zona rural, como é de conhecimento de todos e feito pelo Rio Purus. Na medida do possível, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação vem fazendo todos os anos o transporte dos alunos. Em nossa cidade, para transporte dos indígenas, o Pólo Base que atende essa comunidade dispõe de um veículo tipo L200 que transporta todos que precisam. Hoje o prefeito municipal de Santa Rosa do Purus, José Brasil, entregou ao Gerente do Polo Base, mais um veículo, para atender a Saúde Indígena.
Nós cuidamos e muito bem dos nossos indígenas, agora quando eles se deslocam das aldeias para outras cidades, tipo Sena Madureira, aí foge do nosso controle. Aqui, temos índios que terminaram o Ensino Médio e que estão bem socializados com os brancos, alguns fizeram “Curso de Técnico em Enfermagem” e trabalham no hospital local, outros na SEME. Em Santa Rosa do Purus os indígenas não vivem catando lixo nas ruas e nem ficam em barracas na praia ou beira de barranco, eles tem os parentes e também a casa do índio, (Kaxinawá), os Kulinas geralmente hospedam-se nas casas dos parentes.
Somos uma só administração. Pensamos que se uma área não está bem, está comprometida toda a administração. Convidamos o vice-prefeito, Hilário Augusto, que venha para Santa Rosa, a cidade em que é vice-prefeito, para juntos discutirmos os problemas não só dos indígenas, mais também os problemas dos não indígenas, já que está ausente desde novembro de 2010. Certamente se nos reunirmos, conversando entre nós, poderemos encontrar soluções para os problemas de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário