quinta-feira, 24 de agosto de 2017

JOGOS ESCOLARES 2017 - UMA AVENTURA PARA OS MUNICÍPIOS DE DIFÍCIL ACESSO.

Os Jogos Escolares já foram mais acessível às Escolas dos Municípios de difícil acesso como: Santa Rosa, Jordão, Marechal Taumaturgo, Porto Walter etc. Aqui em Santa Rosa do Purus, agora para as Escolas Padre Paolino e Antonia Fernandes poder participar dos Jogos Escolares 2017 tiveram de fazer uma viagem de cinco dias e uma noite através do perigoso Rio Purus que nessa época do ano encontra-se com o seu nível da água bem baixo, quase impossível de trafegar. É uma verdadeira aventura pela selva amazônica.
Um freteiro passa até 20 dias no trecho de Manoel Urbano a Santa Rosa. Quarenta e cinco Pessoas foi a quantidade de pessoas das duas Escolas, Padre Paolino e Antonia Fernandes, dentro de uma barco que encalhava a todo momento, batia em tronqueiras e colocava em risco a vida de crianças, jovens e adultos a todo momento. Em certa ocasião, o barco bateu em um pau e uma professora acompanhante foi arremessada na água, não fosse a agilidade de um aluno do sub-17, poderia ter acontecido uma tragédia. 
Voltando para Santa Rosa, após a participação, mais cinco dias e uma noite de tormenta, entregues a própria sorte de insetos (carapanã) e outros, má acomodação para dormir, tomar banho dentre outros. É muito difícil se conseguir um resultado positivo que não seja a simples participação nessas condições desumanas. É hora dos governantes repensarem a participação desses municípios aos Jogos Escolares. Não queremos mais transportes pelo rio. Queremos transporte digno como já foi um dia. Queremos transporte AÉREO para os municípios de difícil acesso. QUEREMOS DIGNIDADE E RESPEITO COM NOSSA GENTE. Vejam fotos.










Sub 14 masculino...














Apreciando a paisagem do Purus...












Na proa do barco...













No Ônibus....











Tirando Água do Barco a todo momento.
































Tropa de frente: Edseu, Suzana, Paulo, Galvão e Jóia. A Samara estava no momento da foto, tirando água do barco.










Em frente a Pensão da Ilma. (Sena)










Esse era o ponto 5 estrelas do barco. Hora de dormir.








Os professores ainda tem que assinar um termo de responsabilidade para os pais deixarem os filhos participares dos Jogos. Olha o perigo e a responsabilidade de cada um.







Também teve o momento de descontração. No Hotel Ouro em Tarauacá, piscina, ninguém é de ferro.










SINTEAC em Tarauacá foi demais....
No barco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário